-
Arquitetos: Studio Saxe
- Área: 750 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Kirsten Ellis
Descrição enviada pela equipe de projeto. Vistas para o mar e uma autêntica experiência na selva se fundem para criar um santuário de design contemporâneo, elaborado com materiais naturais locais.
Conceito - Nossos clientes vieram para a Costa Rica com a intenção de ter um estilo de vida mais sustentável, com foco no bem-estar por meio da conexão com a natureza. “Queríamos uma casa que parecesse que sempre esteve lá, abraçada pela copa das árvores, dançando com a selva.”- O cliente.
Desde o início, nossa ideia era explorar a possibilidade de misturar a arquitetura com o entorno da selva, mantendo cada árvore intocada e somando ao habitat; enquanto também captura uma visão emoldurada do oceano e do pôr do sol. O projeto é baseado em uma série de momentos de contemplação, que equilibram a aspereza da natureza com os benefícios do conforto moderno.
Projeto - Em uma clareira no topo de uma colina, implantamos uma fundação forte e uma estrutura acrobática para que o resto da casa pudesse flutuar sobre a selva sem suporte extra. As principais áreas de estar e o quarto principal foram colocados no segundo andar, onde a experiência do dossel da selva é sentida com mais intensidade e também onde o oceano e o pôr do sol são capturados através de vistas meticulosamente enquadradas. Uma escada e uma circulação que não é nem externa nem interna estimulam os moradores a estarem sempre conectados com a natureza enquanto caminham pela casa. A integração da Saxe Architecture com a Saxe Interiors permitiu que a equipe colaborasse na escolha precisa dos materiais para criar uma sensação de integridade de design inspirada na natureza. Madeira queimada, teca, ladrilhos hidráulicos feitos à mão, lâmpadas trançadas e muito mais trazem uma sensação de artesanato local a todo o projeto. A casa foi projetada pensando na durabilidade, pois servirá não apenas como residência do cliente, mas também como um imóvel para aluguel.
Sustentabilidade - Princípios bioclimáticos nortearam o projeto da casa. Um grande “guarda-chuva” se estende dramaticamente e encapsula todo o espaço vital, criando um ecossistema entre a estrutura e a selva. Em um cenário tropical como este, os projetos precisam se adaptar às fortes chuvas na estação verde e ao calor intenso na estação seca. A água é captada e reciclada para irrigação e reutilização. Os painéis solares geram parte da energia da casa e os materiais são mantidos brutos para suportar o ambiente tropical sem manutenção constante. No geral, técnicas antigas e locais são combinadas com tecnologia para criar um design sustentável que está enraizado no passado e voltado para o futuro.
Construção - Uma forte base de fundação de concreto foi criada no topo da colina de forma assimétrica, permitindo que os principais elementos de aço pré-fabricados se projetassem sobre a colina e acima da selva. Projetos estruturais anti-sísmicos que emprestam métodos de construção industrial foram reinventados para dar um toque doméstico acolhedor, através da colocação cuidadosa de materiais e revestimentos. O resultado da combinação de técnicas de construção contemporâneas, para velocidade e durabilidade, com know-how local cria uma expressão arquitetônica única que combina uma estética moderna com uma marca local de texturas e artesanato. Isso nos permitiu criar uma linguagem de arquitetura que é honesta e reflete um verdadeiro processo distinto de compreensão das capacidades locais dentro dos padrões internacionais.